neoliberalismo
INTRODUÇÃO
O capitalismo enfrentava vários desafios. As empresas multinacionais precisavam expandir-se, ao mesmo tempo em que havia um desemprego crescente nos Estados Unidos e nos países Europeus; os movimentos grevistas se intensificaram em quase toda a Europa e aumentava o endividamento dos países em desenvolvimento. Os economistas Friedrich Von Hayek e Milton Friedman atribuíram a crise aos gastos dos estados com políticas sociais, o que gerava déficits orçamentários, mais impostos e, portanto, aumento da inflação. Diziam que a política social estava comprometida a liberdade individual valores básicos do capitalismo. Ou seja, os serviços públicos deveriam ser privatizados e pagos por quem utilizasse. Defendia assim o estado mínimo o que significava voltar ao que propunha o liberalismo antigo, com o mínimo de intervenção estatal na vida das pessoas.
Criticas ao estado neoliberal
As criticas ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em desenvolvimento ( por exemplo o Brasil) sofrem com o resultado de uma política neoliberal.
Pontos negativos
Perdas de conquistas trabalhistas, alteração da legislação das aposentadoria, trabalhadores terceirizados, redução de salários e ausência de sindicatos.
Pontos positivos
Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa à economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
Características do neoliberalismo
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho
- política de privatização de empresas estatais
- livre de circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização
- abertura da economia para a