orçamento de capital
Def.: É o processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa de maximizar a riqueza de seus proprietários.
Importância do processo de orçamento de capital
As empresas costumam fazer uma série de investimentos a longo prazo, mas o investimento mais comum em uma empresa industrial é em ativos imobilizados, chamados também de ativos rentáveis, pois, geralmente fornecem a base para a geração de lucro e valor à empresa.
As decisões de orçamento de capital de uma empresa definem sua direção estratégica, pois, mudanças para novos produtos, serviços ou mercados devem ser precedidas por investimentos de capital.
Uma previsão errônea das necessidades de ativos pode ter sérias conseqüências. Caso a empresa invista demais, incorrerá desnecessariamente em alta depreciação e outros gastos. Por outro lado, caso ela não invista o suficiente, dois problemas podem surgir. Primeiro, seu equipamento pode não ser moderno o suficiente para possibilitar a produção competitiva. Segundo, caso ela tenha capacidade de produção inadequada, pode perder participação de mercado para empresas concorrentes, e a recuperação de clientes perdidos requer muitos gastos em vendas, redução de preços ou melhorias nos produtos, etc., todos os quais são custosos.
PROJETOS INDEPENDENTES
São projetos cujos fluxos de caixa são independentes um do outro. Por exemplo, uma empresa com fundos ilimitados pode se confrontar com três projetos independentes aceitáveis: a instalação de ar condicionado na fábrica; a aquisição da empresa de um pequeno fornecedor; a compra de um novo sistema de computadores.
Fica claro que a aceitação de qualquer um desses projetos não elimina a consideração dos outros; todos os três projeto poderiam ser implementados.
PROJETOS MUTUAMENTE EXCLUDENTES
São projetos que, se um projeto for levado adiante, o outro deve ser rejeitado. Por exemplo, a instalação de