Orçamento de Capital
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazo longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimentos e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
O projeto vai se pagar?
O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminui-la?
Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O Orçamento de Capital requer uma estimativa de fluxo de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista e acurada possível.
De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Critérios de Investimento
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno – TIR.
Indice de Rentabilidade
Período de Payback
Os períodos de payback são normalmente usados para avaliar propostas de investimentos de capital. O período de payback é o tempo necessário para que a empresa recupere o investimento inicial em um projeto, calculando a partir das entradas de caixa. No caso de uma anuidade, o período de payback pode ser encontrado dividindo-se o investimento inicial pela entrada de caixa anual. No caso de uma série mista de entrada de caixa, as entradas de caixa anuais precisam ser acumuladas até a recuperação do investimento inicial. Embora popular, o período de payback costuma ser considerado uma técnica pouco sofisticada de análise de orçamento de capital, por não considerar explicitamente o valor do dinheiro no tempo.
O payback pode ser calculado através da fórmula
Critérios de decisão
Quando usamos o período de payback para decisões de aceitação-decisão,