orçamento de capital
O investimento de capital é o procedimento necessário para a expansão do negócio, logo, o orçamento de capital é a ferramenta necessária para definir a hora certa, o setor e o montante certo a ser investido através de análise das limitantes de produção. Um exemplo disso é o Deer Valley Lodge, que possui como referencial de investimento a intensidade das filas do Teleféricos, logo quando as filas tornam-se muito longas faz-se investimentos de expansão das pistas de esqui e/ou criação de novos Teleféricos. O orçamento de capital pode ser definido de modo mais objetivo como o planejamento a longo prazo para realizar e financiar desembolsos que se referem a investimento de capital e projetos de expansão. E tal orçamento possui três principais fases, que consistem em :
1 Identificar investimentos potenciais.
2 Escolher que investimento realizar( o que inclui obtenção de dados).
3 Monitorar, ou “auditar posteriormente”, os investimentos.
Modelo de Fluxo de Caixa Descontado - FCD
Os modelos de orçamento de capital mais utilizados são os de fluxo de caixa descontados. Esse modelo foca em futuras entradas e a saídas de caixa do projeto, ao invés dos lucros líquidos, enquanto leva em consideração a atualização monetária, isto é, a inflação e o custo de oportunidade.
Valor Presente Líquido - VPL
O método de Valor Presente Líquido, a versão mais popular do FCD, calcula o valor presente doe todos os fluxos de caixa futuros esperados, utilizando uma taxa de retorno mínimo desejado, que dependerá do grau de risco do projeto – quanto maior for o risco, maior será a taxa de retorno mínimo esperado – essa taxa também é conhecida por taxa de retorno exigida, taxa de atratividade ou taxa de desconto. Para utilizar esse método precisaremos de duas suposições básicas, a primeira é de um mundo de certeza, isto é, agimos como se as entradas e saídas de caixa preditas fossem certas e a segunda é de que caso precisarmos de ter caixa extra