Orçamento base zero
A pesquisa tem o intuito de demonstrar o Orçamento Base Zero (OBZ) em empresas privadas brasileiras, visando ser um método orçamentário eficaz e sendo ele anual no controle de despesas.
Problema
Para elaborarmos este sistema orçamentário encontramos a desvantagem com a variável tempo, uma implantação demorada, onde a sistemática OBZ requer uma analise analítica dos valores orçados. Deve-se ter total apoio da diretoria, porque administradores arriscam na sorte de temores e problemas antes de perceberem os benefícios que o sistema de Orçamento Base Zero trás. E Juntamente a ela a implantação da cultura, onde o papel de dono que deve ser seguida a risca.
O foco maior do trabalho é demonstrar que por mais que a quantidade de informações obtidas no processo orçamentário pode ser avassaladora, não podemos gerenciar apenas parte despesas cujo nível seja relevante, o planejamento é fundamental para iniciação dos processos, e este planejamento cabe a discussão de pacotes e quantidade de pacotes, denominação de níveis (CBZ, NBZ e etc), as atividades que serão gerenciadas no processo orçamentário, cronogramas de reuniões e fixação de conceitos e entre outras.
Objetivo Geral
Demonstrar que o método de Orçamento Base Zero é eficiente na alocação de recursos e benefícios e a partir destes identifica e elimina operações inúteis e obsoletas, é uma forma eficaz de analise de custos, corrige orçamentos inflacionados, aumenta o grau de comunicação entre níveis hierárquicos e identifica a meta e cultura da empresa.
Objetivo específico
O Planejamento Inicial
Obter gestão, planejamento, controle e disciplina de custos e resultados com este método de gerenciamento de custos e despesas. Com ele conseguimos gerir a parcela de despesas operacionais da empresa, com apoio da alta administração, buscando melhorias no resultado operacional
O primeiro passo é definir os pacotes de decisão, neste agrupamento de contas contábeis ira contemplar contas