Origem Gerenciamento de Crise no Brasil
Gestão em Segurança Pública
Vinícius Magalhães Godinho
A Origem do Gerenciamento de Crises no Brasil
Goiânia
2015
Vinícius Magalhães Godinho
Turma:03
Origem do Gerenciamento de Crises no Brasil
Trabalho sobre a Origem do Gerenciamento de Crises no Brasil, do curso de gestão em Segurança Pública, sob a orientação do Professor Wellington de Urzêda Mota.
Goiânia
2015
INTROUDUÇÃO “Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante do que o conhecimento”. Com essa citação de Albert Einsten é iniciado o estudo da Origem do gerenciamento de crises no Brasil e o seus aspectos. A crise pode ocorrer em qualquer hora e lugar. Com a necessidade de resposta surge a doutrina do gerenciamento de crise, os pontos gerais e históricos, conceito e a origem do estudo no Brasil. Características e os exemplos de crise auxiliam no estudo do gerenciamento, mostrando o motivo para a implantação de medidas que tomem como objetivo a preservação da vida em momentos críticos.
CONCEITO DE CRISE A crise no contexto policial é entendida como um evento crítico (decisivo). Nos estudos de crise um do conceitos adotado é o do FBI (Federal Bureau of Investigation) onde é definido como: “Um evento ou situação crucial. Que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável”. Existe também o conceito da Escola Superior de Guerra: “Crise é um estado de tensão, provocado por fatores internos e/ou externos, sob o qual um choque de interesses, se não administrados adequadamente, corre o risco de sofrer um agravamento, até a situação de enfrentamento entre as partes envolvidas”.
CARACTERISTICAS DA CRISE Toda situação emergencial de crise dá existência as seguintes características: Ameaça de vida; Compressão do tempo; Imprevisibilidade e a necessidade que exige uma postura e um planejamento analítico especial. Existem algumas