case Moinhos
Prof. Wellington de Urzeda Mota
Gerenciamento de Crises e Negociaçoes
A ORIGEM DO GERENCIAMENTO DE CRISES NO BRASIL
Aluna: Natália de Melo Ferreira
Turma 92
1.1 – Referencias Bibliograficas
A importancia do gerenciamento de crises.
O processo evolutivo da violência, da criminilidade e da a inobservância aos direitos humanos, impuseram, cada vez mais, as instituições policiais ao enfrentamento de ocorrências que fujam da normalidade buscando conhecimentos tecnicos na sua resolução. Desta forma, o entendimento passou a ser de que ocorrencias policias desta natureza requerem um tratamento diferenciado e especializado.
As situações que a intervenção do aparato policia se faz essencialmente necessário, o surgimento de uma crise é bastante provável, principalmente se ele surpreende um crime em andamento, tendo como reflexos imediatos, situações onde pessoas são tomadas como reféns, criando um verdadeiro impasse e colocando em risco o mais valioso bem que um ser humano pode ter, a vida.
Inicio da origem do gerenciamento de crises
Uma vez observados e pontuados tais situações críticas, o Sistema de Defesa Social Norte - Americano, nas últimas quatro décadas, têm catalogado e estudado milhares de crises ocorridas nos Estados Unidos e, a partir desses estudos, estabelecendo condutas e noções de ação planejada para a Polícia no gerenciamento de eventos cruciais. Para a Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation), os fundamentos teóricos servem de suporte para o atendimento de eventos cruciais, capacitando o policial na identificação, na classificação e na tomada de decisões durante o processo.
A origem do gerenciamento de crises no Brasil.
Delegado da Polícia Federal Roberto das Chagas Monteiro como sendo o primeiro profissional e estudioso a publicar uma apostila relacionada ao