Direito Das Mulheres
1º Direito à vida;
Viver sem violência e sem medo, pois a verdade é que são muitas ainda as mulheres nesta situação.
2º Direito à liberdade e a segurança pessoal;
Este direito vem dar liberdade à mulher, que não se pode deixar aprisionar nem controlar por quem quer que seja.
3º Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação;
Esta igualdade define-se respeito mútuo e pelo mesmo direito de oportunidade entre todos.
4º Direito à liberdade de pensamento;
Todas as mulheres passam a ter direito à liberdade de pensamento e de expressão. Mas este direito não impede que um número considerável de mulheres viva na base de interpretações oriundas da religião, de crenças, filosofias ou costumes, como forma de delimitar a sua liberdade de pensamento, estabelecendo uma conduta moral para restringir os seus direitos.
5º Direito à informação e a educação; todas as mulheres passam a poder receber educação e informação suficientes de forma a assegurar que quaisquer decisões relacionadas com a sua vida
6º Direito à privacidade;
A privacidade passa pelo respeito
7º Direito à saúde e a proteção desta;
As mulheres passaram a ter o direito de obterem mais informação sobre métodos para a regulação da fecundidade, assim como o direito de receberem serviços adequados de atenção à saúde que permitam a gravidez e os partos sem risco. Passaram também a ter mais informações em relação à sua anatomia sexual e reprodutiva.
8º Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família;
Este direito ainda não se encontra assente em todo o mundo pois, para se planear a família a mulher necessita saber como fazê-lo, e a verdade é que existe ainda um grande número de mulheres que vivem em completa ignorância sobre a sua anatomia e não conhecem a responsabilidade que um filho implica. Em muitos países, a mulher encontra-se ainda privada ao acesso de métodos contracetivos seguros.
9º Direito à decidir ter ou não ter