Os direitos da mulher
10ºAno
Índice:
Introdução 3
Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos 4
Capítulo 1:O Estatuto Da Mulher 5 a. O Estatuto da Mulher na Cultura Ocidental 5 |A Mulher Ocidental Tradicional 5 |A Mulher Ocidental Actual 6 b. O Estatuto da Mulher na Cultura Oriental 7 c. A Mulher e a Democracia 9 d. Os Loucos anos 20: a Emancipação Feminina e a Obtenção de Direitos 10
Introdução
Desde tempos inóspitos que o estatuto de mulher é significado de dor, perda, pecado e sofrimento. No entanto, e apenas após longos e demasiados anos de luta constante, as mulheres adquiriram a sua dignidade, no que consta ao mundo ocidental.
No passado, “estes” seres eram vítimas, a quem não era permitido desafiar o poder da natureza masculina, que frequentemente as atacava sem pudor, sem lei que os impedisse. Considerava-se que as mulheres eram, por natureza, sensíveis, fracas, emotivas, perversas, levianas, tentadoras dos homens, o pecado em carne e osso, em ambiguidade com o estatuto masculino: o forte, o corajoso, o resistente, o calmo, o criativo e lógico - o ser perfeito. Mas, como veremos mais á frente no nosso trabalho, com o passar do tempo, a sociedade apercebeu-se que o desperdício do ser feminino era um erro colossal na História do Mundo.
Não estamos aqui para enaltecer somente as características da mulher, muito pelo contrário: vamos tentar “entrar” na realidade que cada uma vive, percebê-la e tentar explicar se a mulher, com todas as injustiças já sofridas, mudou radicalmente a sua posição no mundo. Será que abandonou de vez o sentido de submissão? Será que renasceu como Fénix para nunca mais voltar á época de trevas que tem vivido até à um século atrás?
Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos
Os Direitos das Mulheres, criados e escritos em 1945 pela criação da ONU (Organização das Nações Unidas), baseiam-se nos ideais de liberdade de