Frederik taylor e suas contribuições para administração
ADMINISTRAÇÃO
Frederick W. Taylor, nascido nos Estados Unidos, homem comum, tornou-se a personalidade que mais influenciou os estudos da administração, ele foi o primeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho, por volta de 1903.
Na realidade essa racionalização nada mais é do que o redesenho de processos de trabalho visando aumentar a produtividade, sendo esta a mais bem sucedida forma de se trabalhar até os dias atuais. Taylor começou seu trabalho em uma indústria como operário, para poder aprender e entender o funcionamento dos processos, e assim, propor inovações (STONER E FREEMAN, 1999).
Taylor acreditava e por isso propôs a criação de uma ciência da administração. Para ele, é possível aplicar conhecimento ao trabalho. É possível otimizar a produção através de um único melhor modo de se produzir para se atingir a máxima eficiência.
Para isso, apenas o trabalho deveria ser estudado, o ser humano era desconsiderado em seus estudos. Seu foco sempre foi a tecnologia dos processos e não das pessoas, então elaborou os primeiros estudos essenciais:
· Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
· Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
· Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
· Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o