Trabalhabilidade
O objetivo é lançar uma discussão a respeito das dificuldades e oportunidades que o termo trabalhabilidade traz aos jovens e aos mais experientes, a fim de ampliar a compreensão e definição do atual mercado de trabalho.
Tendo em vista o aquecimento do mercado, onde os jovens iniciam cadê vez mais cedo no mercado e os mais experientes se vem aptos ao mercado novamente. Percebe-se que a empregabilidade trás impacto tanto para os jovens quanto para os mais experientes. O encontro das gerações já é uma realidade no mercado de trabalho. Duas gerações que viveram em tempos diferentes hoje vivem o mesmo dilema como manter-se empregado e ter trabalhabilidade. Os jovens se vêm em uma época onde dinamismo é vital, dominar os instrumentos tecnológicos, o conhecimento profundo sobre mais de um tema, aumenta as chances, mas não garante a ascensão da carreira.
Já os mais experientes vivem uma realidade diferente da já conhecida pelo mesmo, onde um funcionário iniciava sua carreira em uma grande empresa e existia a garantia de que ele iria se aposentar naquela empresa sem se preocupar, com a auto-atualização e atualizações.
Valendo-se de grandes pesquisadores, escritores e estudiosos como; Pupo, Krausz, Freitas, Freiman, Bueno, Cintra, Drey , Projeção das Nações Unidas, IBGE e GEM, segue abaixo algumas características da empregabilidade e trabalhabilidade.
Empregabilidade
Criar vínculo e dependência em uma empresa para obter receitas. Se preparar para uma maior competição, na hora da obtenção do emprego.
Desenvolver o autoconhecimento, autocontrole e automotivação.
Enfrentar a discriminação pela idade acreditando em seu potencial.
Ter um currículo sempre atualizado e competitivo.
Trabalhabilidade
Descobrir quais suas habilidades Ter autonomia e independência para obtenção