Resumo sobre trabalhabilidade
O concreto é um material de construção resultante da mistura, em quantidades racionais, de aglomerante (cimento), agregados (pedra e areia) e água. Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam entre aglomerante e água. Em alguns casos são adicionados aditivos que modificam suas características físicas e químicas.
Influenciam na qualidade do concreto
Para obterem-se as características essenciais do concreto, como a facilidade de manuseio quando fresco, boa resistência mecânica, durabilidade e impermeabilidade quando endurecido, é preciso conhecer os fatores que influem na sua qualidade.
• Qualidade dos materiais: Materiais de boa qualidade produzem concreto de boa qualidade;
• Proporcionamento adequado: Deve-se considerar a relação entre as quantidades: de cimento e de agregados, de agregados graúdo e miúdo, água e o cimento.
• Manipulação adequada: Após a mistura, o concreto deve ser transportado, lançado nas formas e adensado corretamente.
• Cura cuidadosa: A hidratação do cimento continua por um tempo bastante longo e é preciso, que as condições ambientais favoreçam as reações que se processam. Desse modo, deve-se evitar a evaporação prematura da agua necessária na hidratação do cimento. É o que se denomina cura do concreto.
Cimento:
O cimento é obtido aquecendo-se calcário e argila até a sintetização (clinquer de cimento). Depois se mói a mistura até obter-se um produto de textura fina. Os cimentos como aglomerantes hidráulicos determinam as características do concreto.
Agregados:
Como agregados, podem ser utilizados materiais naturais e artificiais, que apresentem resistência suficiente e que não afetem o endurecimento do concreto. Os agregados devem por isso ser isentos de impurezas (terra, argila, húmus) e de componentes prejudiciais. O