Origem do Cristianismo
O ITINERÁRIO RELIGIOSO CRISTIANISMO
Origem do Cristianismo
Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta, que surgiu do judaísmo e é centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI).
Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). Os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa e chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho ("Boas Novas"), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.
Cristianismo e Judaísmo
Os judeus, não aceitavam, e até hoje não aceitam, que Jesus é o Cristo, Filho de Deus e que desceu à terra para morrer e salvar a todos os pecadores. Inicialmente viam o cristianismo como seita. Não aceitam o Novo Testamento, pois não acreditam que Jesus é o Messias, apenas que ele foi um grande profeta. Os cristãos até hoje pregam aos judeus como forma de mostrar a eles a verdade sobre Cristo e que Ele realmente é o Salvador da humanidade, o único que pode conduzir a humanidade ao Pai e à eternidade.
Século IV – Cristianismo: principal religião do Império Romano.
Perseguição
Por três séculos o Império Romano perseguiu os cristãos porque sua religião era vista como uma ofensa ao Estado, pois representava outro