AS ESPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer um breve relato sobre as expressões da “Questão Social” e pontuar os impactos elas causaram perante as transformações societárias, especialmente na juventude da sociedade brasileira. Nesse contexto ressaltaremos as expressões da questão social no surgimento do Serviço Social, Como era tratada a questão social no Brasil e se agora é da mesma forma, Quais são essas expressões na atualidade, Se existe uma relação entre as refrações da questão social no passado e no presente i quais são elas e Como a população se manifesta contra as expressões da questão social na sociedade atual. Cabe ressaltar que o meu intuito é refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.
2 DESENVOLVIMENTO
As expressões da questão social no surgimento do Serviço Social se manifestavam por vários problemas sociais, como: a fome, o desemprego, o violência, a pobreza, a exploração, a ganância, a indiferença, falta de moradia digna entre outras. A questão social muitas vezes é vista como um objeto do Serviço Social e este conceito está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como uma sociedade produz e reparte suas riquezas, assim o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais.
O surgimento do Serviço social no Brasil a partir dos anos 1930 no processo de industrialização e concentração urbana, nos quais os proletariados começaram a lutar por um lugar na vida política e pelos seus direitos e isso por meio de grandes movimentos Sociais. E na época a emergência dessa profissão estava relacionada á articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igrejas Católica, Estado Varguista) e