biomas
Sob o ponto de vista biológico, a espécie é um grupo natural constituído pelo conjunto de populações cujos indivíduos,com o mesmo fundo genético, são morfologicamente semelhantes e podem cruzar-se entre si, real ou virtualmente,originando descendentes férteis.
Na maioria dos sistemas de classificação dos seres vivos a espécie é considerada a unidade básica, uma vez que setrata de um agrupamento natural.
Habitat significa o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem, e é um termo oriundo do latim. Habitat é um termo utilizado na ecologia, que compreende o espaço e o ecossistema onde os animais se desenvolvem, dentro de uma comunidade.
Nicho ecológico é a parte de um habitat, com condições específicas, é o modo como cada espécie, de animais ou de plantas vivem e sobrevivem. Nicho, em ecologia, é o conjunto de atividades que uma determinada espécie desempenha, como suas refeições, como ela obtém abrigo, se reproduz, etc.
Chamamos de população biológica qualquer grupo de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local. Assim, podemos ter diversas populações de animais, plantas, fungos, algas e até mesmo de protozoários e bactérias.
Comunidades semelhantes podem ocorrer em condições ambientais semelhantes. Contudo, o conjunto de espécies podevariar consideravelmente de um local para outro. Não é fácil definir especificamente comunidade porque espécies deuma comunidade podem também ocorrer noutras comunidades.
Fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações.
Podem ser classificados em:
Produtores: Organismos vivos autotróficos (produzem o próprio alimento). Conseguem produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando-se de uma fonte de energia externa. Os seresfotossintetizantes como as plantas, as algas e