Origem Do Churrasco
Sobre a ACHUESP
·
DIRETORIA
Texto - Franklin Valverde
A carne sempre esteve na alimentação do homem desde o tempo das cavernas. Nessa época qualquer caça chamuscada era a garantia de sua sobrevivência. A humanidade evoluiu e o preparo da carne também, recebendo inúmeros molhos e temperos das mais variadas ervas. Mas foi no Rio Grande do Sul, há algumas centenas de anos atrás, que o gaúcho criou o seu prato predileto, o churrasco, ganhando a preferência nacional e a admiração internacional.
A fórmula nao poderia ser mais simples. O homem do campo, que vivia nos Pampas criando o gado bovino, não tinha muito tempo para preparar as suas refeições. Um belo dia resolveu assar alguns pedaços de carne, em fogo feito no chão e espeto de pau, temperada única e exclusivamente pelo sal grosso que oferecia aos animais como complemento alimentar. Estava descoberto o churrasco, iguaria que se espalharia por todo o País.
O RODÍZIO, UMA CRIAÇÃO DO ACASO
O sucesso do churrasco ganhou o mundo, não demorando para surgirem as primeiras casas especializadas nesse delicioso quitute. No início cada corte de carne era oferecido individualmente, como prato único, até que surgiu uma nova maneira de servir que viria revolucionar o sistema de restauração: o sistema rodízio.
Conta a lenda que, em uma churrascaria do sul, o sistema nasceu por causa de um atrapalhado garçom. Ao entregar as carnes as mesas, ele trocou os pedidos, oferecendo a picanha a quem havia pedido costela, a maminha a quem solicitou o cupim e assim por diante, generalizando a confusão.
Para acalmar o ânimo dos clientes o Sr. Albino Ongaratto, dono da churrascaria, resolveu passar todas as carnes em todas as mesas e cobrar um preço único pelo almoço. Estava descoberto o rodízio, um sistema que agrada a gregos e troianos, gaúchos e baianos.
SÃO PAULO, PARAÍSO DAS CHURRASCARIAS
São Paulo, considerada capital mundial da gastronomia, é a cidade que possui as melhores churrascarias rodízio do mundo.