Atividades De Filosofia
Atividades de Filosofia
1- É a reflexão a cerca dos costumes da moral. É a liberdade que cada indivíduo tem no agir. Desta forma encontra-se a verdade a existência de valores e normas morais.
2- A ética tem como objeto a moral e nem tudo que é moral é ético e vice-versa, pois ela não esta sempre em conformidade com a moral, pois existe momentos quem andam juntos outros se colidem. Exemplo claro temos no julgamento de Sócrates, foi julgado de acordo com a moral daquela sociedade que ia de colisão aos seus princípios éticos.
3- Segundo Sócrates os sofista não tinham amor à sabedoria, nem tinham respeito pela verdade, pois para os mesmos a verdade é “feita pelo homem” e só serve para ele, a verdade é relativa, a minha verdade pode não ser a sua verdade com isso faziam uso a retórica, poder de persuasão, do convencimento desta forma prevalecia a verdade de quem tem um melhor discurso, ou seja, o poder de persuadir. Já para Sócrates o verdadeiro conhecimento vem por resultados de diálogos em busca da verdade e não de um discurso verbal que leva uma vitória devido um belo discurso. Os sofistas não se preocupavam com diálogo “ pensar passo a passo” como Sócrates que usava da ironia (livramento das ideias) e a maiêutica ( uso de um raciocínio correto).
Confrontavam-se em suas opiniões, os sofistas (“tudo sabia) transmitiam um saber pronto, sem critica, que Platão identifica com uma mercadoria, que o sofista exibe e vende. Sócrates diz: “só sei que nada sei” e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um.
4- Para Platão o homem age em busca do bem maior que é a felicidade. Esta felicidade encontra-se no Estado Ideal que é mais forte que o indivíduo, onde deveria ser governado pelos sábios , o rei filosofo.
5- Aristóteles diz que a virtude, o homem vai desenvolvendo, no decorrer de sua vida, pela experiência e pelo hábito, só é possível ser feliz quando se realiza a