Trabalho sobre Churrasco
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, se discorrerá sobre o churrasco, o principal prato da cultura gaúcha. O churrasco é uma das práticas mais difusas nas relações sociais e familiares no Rio Grande do Sul. Essa prática estabelece uma integração pacífica e animada entre seus participantes.
Adaptado ao meio, o gaúcho desenvolveu sua prática alimentar em meio ao pampa e utilizou a criatividade para retirar da natureza como varas e gravetos, fogo de chão e, por incrível que pareça, os utensílios necessários ao cozimento de seus alimentos. Na verdade, a culinária gaúcha, em seus primórdios, não necessitava de muito para insurgir em pratos simples e deliciosos e, evidentemente, continua sendo assim até hoje, uma culinária rica em sabores simplesmente temperada. O churrasco é um desses pratos, eleito o principal, não necessita mais que brasa, sal e espeto para ser feito, no entanto, seu preparo requer paciência.
Tradicionalmente, os homens preparam e assam a carne e as mulheres preparam os acompanhamentos, saladas e sobremesas. É claro que há uma lógica nisso... os homens, ou melhor os gaúchos, juntam-se para contar “estórias” enquanto a carne assa e o chimarrão passa e as mulheres... Jóias prendadas! Em meio às conversas e os contos, as lascas de matambre e pedaços de salsichão (este último influência européia) vão passando por entre os gaúchos para beliscar antes dos espetos assarem ao ponto e, também, descontrair ou mudar o rumo de uma conversa enquanto as saladas e outras guarnições são aprontadas. Logo, churrasco não são apenas carne e acompanhamentos, envolve um estado emocional.
A palavra churrasco , como se pode observar , encapsula um estado de alegria, de tranquilidade, de risos, envolve as pessoas em uma atmosfera festiva e prazerosa. Basta observar os títulos de livros de receitas que vertem sobre o tema para entender o significado que envolve essa tradicional especiaria gaúcha, “O macho de avental”, “Fogo campeiro”, “Comendo à gaúcha-