Origem Dinâmica de grupo
Referencias
“Dinâmica de Grupo é um ramo do conhecimento ou uma especialização intelectual. Que se interessa pelo comportamento humano e pelas relações sociais, pode ser localizado entre as ciências sociais” (p. 6).
“A dinâmica de grupo de defina como um campo de pesquisa dedicado ao conhecimento progressivo da natureza dos grupos, das leis de seu desenvolvimento e de suas inter-relações com indivíduos, outros grupos e instituições mais amplas. Pode ser identificada por quatro características distintas: (a) uma acentuação da pesquisa empírica, teoricamente significativa, (b) um interesse pela dinâmica e pela interdependência entre os fenômenos, (c) uma importância geral para todas as ciências sociais e (d) a aplicabilidade potencial dos resultados nas tentativas da aperfeiçoar o trabalho dos grupos e suas consequências nos indivíduos e na sociedade” ( p.10).
“A origem da Dinâmica de grupo tem sua origem como especialidade separada ligada, sobre tudo, a Kurt Lewin (1890-1947), que popularizou a expressão dinâmica de grupo, fez significativas contribuições tanto á pesquisa quanto á teoria e, em 1945, estabeleceu a primeira organização dedicada especificamente á pesquisa nesse campo” (p.11).
“A ideia de que a pesquisa poderia ser proveitosamente dirigida para a solução dos problemas sociais consegui uma aceitação muito lenta. (...) A extraordinária utilização dos testes de inteligência durante a Primeira Grande Guerra estimulou a pesquisa das escolas, na indústria e no governo. (...) Começava a ser a aceita a crença de a que a solução de ‘problemas sócias’ poderia ser facilitada pela pesquisa sistêmica dos fatos” (p.12).
“ A pesquisa de dinâmica de grupo foi facilitada onde havia disposição para romper as separações tradicionais entre os departamentos de ciências sócias das escolas especializadas, assim com entre uma e outra disciplina” (p.13).
“A tentativa de formular uma visão coerente