gestao
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
Para que servem?
- Para responder a interrogações como: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
Dinâmica de grupo:
O conceito de dinâmica de grupo faz parte da psicologia social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente quando está em um grupo, e um determinado grupo varia o seu comportamento dependendo do contexto que lhe é apresentado.
Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usado para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo. Alguns exemplos de dinâmicas que têm esse objetivo são a dinâmica do espelho e a do presente.
Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada. Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe.
Leitura dinâmica:
Leitura dinâmica é um conjunto de métodos que quando aplicados, possibilitam ao indivíduo aumentar a sua velocidade de leitura. Um leitor regular consegue ler uma média de 150 palavras por minuto, com um nível de compreensão de 60%. Por outro lado, o leitor dinâmico consegue ler cerca de 800 palavras, compreendendo 80%.
Apesar de um leitor dinâmico conseguir aumentar a rapidez de leitura em cinco ou oito vezes, alguns especialistas não aconselham o uso da leitura dinâmica para quem estuda.
Dinâmica de populações:
O conceito de dinâmica de populações está