Dinamicas de grupo e educação ambiental
Joana Ortega de Lima Amorim 1* e Carolina Buso Dornfeld2
1 Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – UNESP – Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Brasil, e-mail: joana.pig@gmail.com.
2 Docente do Departamento de Biologia e Zootecnia (DBZ) – UNESP – Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Brasil, e-mail: carolina@bio.feis.unesp.br.
RESUMO
As pesquisas em ensino de ciências vem cada vez mais buscando elementos pedagógicos que possam se adequar às práticas de ensino levadas às salas de aula pelos professores. O trabalho em grupo como ferramenta pedagógica é um elemento favorável ao desenvolvimento de relações humanas que enriquecem a interação social e motiva os educandos. Por meio de aulas expositivas seguidas de trabalho em grupo foi proposto aos educandos discutir os temas abordados tais como, Energia, Meio Ambiente, Gerenciamento de Resíduos e Consumo. Ao final de cada atividade um questionário foi aplicado com o objetivo de se obter informação sobre a qualidade da dinâmica proposta e sobre os conteúdos apreendidos com ela. À partir das respostas foi possível constatar a aprovação e adequação dessa prática utilizada em sala de aula. Na análise qualitativa das respostas dissertativas observou-se a presença de palavras e conceitos-chave necessários a um bom entendimento do conteúdo trabalhado.
Palavras-Chave: trabalho em grupo, meio ambiente, ensino médio
1. INTRODUÇÃO Segundo Damiani (2008), Vygotsky é um dos autores que vem embasando um grande número de estudos voltados para o trabalho colaborativo na escola. Ele argumenta que as atividades realizadas em grupo, de forma conjunta, oferecem enormes vantagens, que não estão disponíveis em ambientes de aprendizagem individualizada. O autor explica que a constituição dos sujeitos, assim como seu aprendizado e seus processos de pensamento (intrapsicológicos),