Origem da propriedade
Alunos: Gustavo Vicente Cordeiro Turma:711A
Unidade Curricular: Historia
Professor: Baltazar
I-Origem da propriedade segundo Locke, segundo Rousseau e segundo Marx/Engels.
Origem da propriedade segundo Locke
:
Segundo Locke a propriedade é um bem do estado natural, ou seja, está ligado ao estado inicial do homem, o que o mesmo conseguir com seus próprios esforços é considerado sua propriedade até mesmo uma fruta apanhada de uma arvore já é considerado uma propriedade.
Origem da propriedade segundo Rousseau:
A origem da propriedade privada para Rousseau se dá quando se torna necessario varios homens para a criação de alguma coisa, como a metalurgia e a agricultura no qujal se tem dependencia e obrigações, deixando o estado natural ou primitivo para o estado civil. Quando o primeiro homem cercou um pedaço de terra e disse que era seu.
Origem da propriedade segundo Marx/Engels:
Nela, o autor classifica os tipos de família em: família consanguínea; (casamento de irmãos e irmãs, carnais e colaterais, no seio de um grupo) família punaluana; (casamento por grupos nas comunidades comunistas presentes na fase selvagem. Aqui são instituídas e formuladas as gens, ou seja, um círculo fechado de parentes consangüíneos por linha feminina, que não se podem casar uns com os outros) família sindiásmica (casamento em pares no qual a infidelidade e a poligamia sendo direito dos homens – estado de barbárie e a fidelidade sendo rigorosamente cobrada das mulheres) Engels ressalta que foi nesse momento que nasceu a propriedade privada, quando o homem diz essa é minha mulher e de ninguem mais; família monogâmica: (união de um só casal, com coabitação exclusiva dos cônjuges).
II-Contexto: as Revoluções
1) Revolução Inglesa do sec. XVII a-Motivos (sociais, econômicos, políticos, religiosos).
JAIME I, rei da Escócia (1603-1625). Dissolveu o parlamento várias vezes e