origem da ONU
Diferentes organizações têm utilizado o conceito "Movimento de Libertação Nacional" no seu próprio nome, como acontece no caso do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T) doUruguai ou o Movimento de Libertação Nacional Basco (MLNB). Outras, embora não o utilizem, mantêm claramente as mesmas características, como no caso do EZLN, o IRA, as FARC ou oEGPGC.
As guerras de libertação nacional, correspondem à luta armada em prol da descolonização de uma nação. São caracterizadas pela busca da autodeterminação de um povo ou nação, que busca se libertar da dominação de uma força política e militar estrangeira, geralmente apresentada na forma colonial ou de invasão seguida de ocupação militar direta. No caso da ocupação militar, também é chamada de "Guerra de Resistência".
Existem vários casos de lutas de libertação nacional, algumas das quais são difíceis de se distinguir dos movimentos meramente separatistas. A principal diferença está no fato de que os movimentos de libertação nacional aparecem em áreas onde há claramente uma identidade nacional separada daquela do país que colonizou a região, ou seja, pressupõe a existência de alguma identidade nacional formado anteriormente ao (ou) no processo de ocupação colonial. No caso do separatismo, normalmente o movimento pela secessão aparece em uma região ou província de um país quando este já é um Estado independente.
Dentre os casos de luta de libertação nacional mais importantes do século XX, destacam-se os processos de