A Revolução Industrial e a Revolução da informação
Setor de Ciências Sociais Aplicadas.
Gestão da Informação.
Resumo Crítico: Revolução Industrial e a Revolução da Informação.
Aluno: André Luiz Andreatta.
2013.
Resumo.
O presente texto discorre sobre a revolução informacional que observamos e sentimos e a compara com a própria revolução industrial do final do século XVIII, da troca do processo artesanal pelo processo de linha de produção, fala da administração estratégica dentro das organizações e como se utilizar das informações para estar sempre pronto para as mudanças do mercado.
Palavras-chave: Revolução Industrial. Revolução da informação. Administração Estratégica.
Organização.
Introdução.
Com a chegada da revolução industrial tudo o que era produzido de modo artesanal, isto é, dependendo do que o individuo tinha de conhecimento e o que se utilizava para produzir algum bem passa a ser feito por máquinas. Adota-se um processo técnico e mecânico para tudo o que é produzido, e com a evolução das máquinas (principalmente a vapor) criam-se as primeiras linhas de montagem. Como as que Henry Ford instituiu no começo de século XX.
Assim os custos diminuíram, gerou-se emprego e apareceram grandes mercados consumidores. Com a revolução digital ou informacional esta acontecendo do mesmo modo, o que era artesanal e lento passou a ser processado e rápido.
Desenvolvimento.
Depois da invenção do computador e de seu barateamento, as empresas começam a utilizar mais e melhor as informações disponíveis. Como na revolução industrial, o que se fazia de modo artesanal, passou a ser feito de um modo melhor processado. Permitindo assim que tarefas fossem feitas de forma mais rápida e efetiva, um exemplo é a profissão de contador que antes era extremamente lenta e burocrática e passou a ser rápida e até decisiva na tomada de decisões dentro de uma empresa ou organização.
Porém, como as informações se modificam de forma muito rápida, uma empresa pode