Origem da filosofia
R: A palavra philosophía, de origem grega é composta de duas outras: philo e sophía. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philía, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophía quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio. Philosophía (Filosofia) significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”.
Atribui-se ao filósofo Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
2. O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos?
R: Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada ou vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir –, não é um “atleta intelectual”, não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e, sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém (para ser comerciada) nem é um prêmio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.
3. O que moveu alguns gregos a filosofia?
R: Através da insatisfação e do espanto, eles começaram a ver as coisas pela razão e perceberam que esta poderia ser conhecida por todos, transmitida e ensinada.
4. Enumere os principais traços da filosofia nascente.
R: 1- Tendência à racionalidade; 2- Recusa de explicações preestabelecidas; 3- Tendência à argumentação e ao debate para obter respostas conclusivas; 4- Capacidade de