Origem da Filosofia
Quando se fala em FILOSOFIA, logo se imagina que é algo parecido com um “bicho de sete cabeças”. Essa visão equivocada em relação a filosofia decorre do trabalho de inúmeros pensadores que, ao decorrer da história, buscaram respostas diferentes para perguntas que sempre nos fazemos. O conhecimento, os valores, a beleza, a natureza, o homem, todos estes e outros assuntos, causam inquietações no ser humano, que tem por necessidade intender o significado do mundo.
O que significa o termo “FILOSOFIA”, quem o criou e onde surgiu
Muitos livros didáticos de filosofia dizem que a filosofia propriamente dita, foi instituída por Tales de Mileto, na Antiga Grécia. Mas se formos observar mais detalhadamente, podemos notar que a filosofia não é proveniente dos gregos, e nem Tales foi o seu criador. As mesmas questões levantadas por Tales, na mesma época ou até mesmo antes, já podem ter sido feitas pelos orientais. Tales apenas instaurou a filosofia dizendo ter uma “amizade pela sabedoria”, que no grego significa: “philos – sofia”, dai então o termo Filosofia.
Causa que propagou a filosofia
Uma causa muito provável é a ânsia que o ser humano tem em querer sabe mais sobre si mesmo. Desde que nos conhecemos por gente, temos a vontade de saber de onde viemos, quem somos, por que estamos aqui. Isso é uma característica do homem. A filosofia veio para tentar explicar essas questões e dar novas respostas para perguntas comuns do dia a dia.
O primeiro filosofo conhecido e sua teoria
Um dos primeiros filósofos foi Tales de Mileto (625-558 a.C.), que foi muito influenciado pelo pensamento do devir, ou seja, entender o mundo como uma constate mudança. Mas no meio de tanta mudança, alguma coisa devia escapar dessa mudança, algo que controlasse sua lei interna, o seu devir. Tales identificou essa substância como sendo a água.