Meu titulo
EX: Almirante (derivado do do árabe: amir-al-bahr أمير البحر, "comandante do mar") é a designação genérica da mais alta patente de oficial general nas forças navais de muitos países. Normalmente, como patentes inferiores de oficial general existem os postos de vice-almirante e de contra-almirante.
O termo "almirante" veio substituir o termo "general de galés"1 , "cabdel das galés" ou "cabdel dos navios", que caiu no desuso.
A designação "almirante" também é utilizada, em muitas forças navais, como forma genérica de tratamento de todos os oficiais generais, independentemente da designação específica do posto que detenham.
Em certos países, a patente de almirante é apenas uma dignidade honorífica. Nesses países, a mais alta patente naval efetiva, assume designações como: "tenente-almirante", "almirante de esquadra" ou "vice-almirante".
Nos países onde a mais alta patente naval efetiva é designada "almirante", frequentemente existe uma patente superior, atribuída apenas como dignidade honorífica, que assume designações como: "almirante da Armada", "almirante da Frota", "grande almirante" ou "almirante-general".
Almirante de Portugal ou Almirante do Reino era um alto cargo e um título da Coroa de Portugal. O cargo foi criado pelo Rei D. Dinis, no século XIII com a função de exercer o comando da Armada Real. Para primeiro titular do cargo foi nomeado Manuel Pessanha.
Mais tarde ao cargo de Almirante de Portugal, deixou de estar ligada uma função efectiva de comando naval. Passou a ser um título meramente honorífico e hereditário, detido pelos condes de Resende desde o início do século XVIII.
Almirante-General[editar | editar código-fonte]
Posto, introduzido, em 1808, para ser atribuído ao comandante-chefe da Marinha de Guerra. Ao almirante-general estavam atribuídas funções