Origem da favelas
De maneira geral,as favelas surgiram pela necessidade se sobrevivência de uma população carente sem alternativa, os cidadãos foram construindo casa em terrenos não povoados. As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos graças ao descaso do poder públicos.
A formação de favelas esta ligada ao termino do período escravocrata, no final do século XIX sem posse de terras e sem opção de trabalho no campo muitos dos escravos libertos deslocaram-se para o rio de janeiro,então capital federal.
O grande contingente de famílias em busca de moradia e emprego provocou a ocupação informal em locais desvalorizado, de difícil acesso e sem enfraenstrutura urbana.
Com a proclamação da republica, a elite e os administradores queriam apagar do seu passado os vestígios de uma cidade colonial.
Cortiços sem condições sanitárias e povoados por ex-escravos foram dissolvidos. Sem ter outras opções de moradias os desabrigados foram obrigados a construir suas próprias casas, começou então a ocupação dos morros. Com o passar dos anos a modernização das zonas nobres da cidade continuou.
As pequenas ruas e os casarões deram lugar avenidas e construções arrojadas muitas casas foram demolidas diminuindo a oferta de moradia e elevando o preço dos alugueis.
O Fenômeno provocou o aumento da formação de favelas, para atender a população mais carente. Com uma rapidez incrível as favelas foram se desenvolvendo em toda zona sul perto dos comércios e ao lado das regiões escolhidas para abrigar a nobreza e a elite.Essa propagação das favelas nos bairros mais ricos parecia a única saída possível para a população pobre que precisava morar perto do local de trabalho, em um tempo em que apenas trens e bondes precários chegavam ate as periferias da cidade.
Os morros eram uma solução cômoda também para a elite, alguns metros das mansões e jardins de botafogo surgiram anos depois os primeiros barracos.
No entanto as favelas foram vistas como um