Favela e Violência
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “CORONEL FERNANDO FEBELIANO DA COSTA”
FAVELA E VIOLÊNCIA
Angélica Santos Série: 3º E.M. A
Gabriel Marques
Lucas Ferreira
Trabalho apresentado ao professor Fábio da disciplina Geografia para requesito parcial para obtenção da média semestral.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. FAVELA 05
2.1. O QUE É 05
2.2. ORIGEM 05
2.3. SIGNIFICADO 05
2.4. NO BRASIL 05
3. VIOLÊNCIA 07
3.1. O QUE É 07
3.2. ORIGEM 07
3.3. SIGNIFICADO 07
3.4. NO BRASIL 08
4. FAVELA E VIOLÊNCIA 09
4.1. RELAÇÃO ENTRE FAVELA E VIOLÊNCIA 09
4.1.1. Causas e Soluções 09
5. CONCLUSÃO 10
6. BIBLIOGRAFIA 11
1. INTRODUÇÃO
As favelas, construídas de forma abrangente Brasil afora, tendo sua maioria surgida no início do século, são consequência do processo de desenvolvimento econômico e políticas de governo. Surgiram/surgem como defesa e forma de sobrevivência dos moradores.
A violência – mesmo podendo ser “barrada” pelas unidades de pacificação da polícia do Estado, a policia civil, a guarda e todo o tipo de segurança que é fornecida pelo governo – é apresentada pela mídia sensacionalista como se a mesma fosse sinônima de favela.
2. FAVELA
2.1. O que é?
Favela é o termo usado para designar um fenômeno urbano, definido pelas Nações Unidas como áreas que abrigam habitações precárias desprovidas de regularização e serviços públicos (água tratada, esgoto, escolas, posto de saúde, entre outros).
2.2. Origem
De maneira geral, as favelas surgiram pela necessidade de sobrevivência de uma população carente de recursos. Sem alternativa, os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados.
As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos, graças, em parte, ao descaso do poder público.
2.3. Significado
“s.f. Aglomeração de casebres em certos pontos dos grandes centros urbanos, construídos toscamente e desprovidos de recursos higiênicos; morada da parte mais pobre da população.”