Sobre “Notícias de uma Guerra Particular” e “Cidade de Deus”
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
TÉCNICA DE PESQUISA II
PROF: CLARICE PEIXOTO
AVALIAÇÃO DE FILME
ALUNA: GRAZIELA ROCHA DE AQUINO
2005/1°
JULHO
Sobre “Notícias de uma Guerra Particular” e “Cidade de Deus”
Este trabalho trata do documentário Notícias de uma Guerra Particular (João Moreira Salles e
Kátia Lund, 1999), e do filme Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002).
Ambos retratam a forma como a aceleração da decomposição social trouxe consigo a banalização da violência. Trata-se de um mergulho direto nas entranhas da juventude excluída das favelas cariocas.
Kátia Lund e João Moreira Salles retratam o cotidiano dos moradores e traficantes do morro da Dona Marta (ou Santa Marta), no Rio de Janeiro, em Notícias de uma Guerra Particular.
Resultado de dois anos de entrevistas (entre 1997 e 1998) com personagens que estão de alguma forma envolvidos ou vêem de perto a rotina do tráfico, o documentário contrapõe a todo o momento as falas de traficantes, dos policiais e dos moradores. Temos o conflito entre a polícia e o tráfico de drogas. É revelado o impasse em que se encontra a sociedade carioca na luta contra o tráfico de drogas e a violência: de um lado, policiais cansados de guerra, quando não corruptos, e do outro jovens bandidos cuja expectativa de vida não costuma ultrapassar a adolescência. No meio, favelados desprotegidos e amedrontados, que vão buscando alternativas de vida num mundo contaminado pela violência cotidiana.
Notícias de uma Guerra Particular impressiona pelo realismo de suas cenas, nunca expostas desta forma, embora sejam amplamente reconhecidas pelo senso comum da representação da violência. Numa delas, o capitão Pimentel, demonstra emocionado, em público, todo o seu cansaço quanto à sua profissão, enquanto declara estarmos vivendo uma "guerra", cujo horror foi absorvido pelo cotidiano. Ele se revolta contra a aceitação da