Medo que gera viol ncia
Acadêmica: Patrícia Gonçalves da Silva
Disciplina: Fundamentos da realidade brasileira e cidadania
Curso: Letras Licenciatura- Português/ Inglês.
INTRODUÇÃO
Percebemos em nossa sociedade que existe, em grande escala, a violência urbana.
Nos filmes "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite", vimos que o conceito principal é a violência, alem desse contexto existem outros, como a pobreza.
A violência é o eixo desse trabalho, mostrando que a sociedade luta para combater esse mal.
EIXO: Violência Urbana
As favelas do Rio de Janeiro são o foco principal desses dois filmes, percebemos a falta de valorização dessas comunidades carentes, a pobreza valoriza a violência como uma válvula de escape, os filmes retratam a corrupção e o jogo da manipulação com os moradores carente, o medo da violência policial faz com que o povo da favela reaja com mais violência comandando os que não pra onde ir, por falta de oportunidade de emprego, por causa do preconceito gerado pelo grande centro urbano.
Sabemos que hoje há muitas favelas "pacificadas”, mas de acordo com esta reportagem da Exame.com (2013), há ainda muita violência:
Violência nas áreas pacificadas continuará, diz Beltrame:
Rio de Janeiro - O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, admitiu que a violência vai continuar nas comunidades onde foram implantadas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), um projeto que, segundo ele, não será encerrado.
"Se o Rio de Janeiro não continuar (a pacificação), não vai virar a página da violência e não poderá deixar as comunidades mais próximas das condições do restante da cidade", afirmou Beltrame em entrevista à Agência Efe por ocasião do quinto aniversário do início das UPPs.
Para Beltrame, é "muito difícil" que aconteça um retrocesso na iniciativa, mesmo com uma mudança política no governo estadual, porque "a sociedade se apoderou" dele e porque existem "dados estatísticos que mostram que