A origem das favelas e seus impactos sociais
Kátia Aparecida Rodrigues1
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa teórica sobre a origem das favelas e seu impacto social, expondo informações desde o início das favelas até a atualidade. O artigo tem como base as ideias apresentadas por vários autores, e tem como objetivo desmistificar essas comunidades, rompendo com o senso comum, mostrando a realidade histórica e atual. Além dos dados históricos são abordadas informações contemporâneas das comunidades onde as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) foram implantadas, e o conceito cultural nas favelas.
Palavras-chave: Favelas, histórico das favelas, Unidade de Polícia Pacificadora e Cultura.
1. INTRODUÇÃO
A história das favelas, desde o seu início, foi marcada pelo descaso e preconceito. Descaso por parte do poder público que via as favelas como uma ameaça ao status das cidades e preconceito por parte da população que tinha essas comunidades como abrigo para criminosos e pessoas de má índole. O objetivo deste trabalho é mostrar como se deu a construção histórica das favelas, como elas são vistas atualmente, e como sua presença interfere na sociedade, além de expor os impactos dos projetos que foram realizados no decorrer do tempo, até a chegada das UPPs, o que mudou e o que precisa mudar.
Outro objetivo, não menos importante, é construir um conhecimento empírico, romper com paradigmas e preconceitos que foram estabelecidos nos demais campos da sociedade.
2. DO PASSADO À ATUALIDADE
O início das favelas, como todos os outros processos humanos, ocorreu por meio de uma mudança na situação da sociedade que até então existia. Segundo Durkheim (1895), a organização da sociedade e suas transformações são consequências dos fatos sociais, que tem poder de repressão sobre os indivíduos, ditam a ordem social e são construídos por todas as pessoas.
Um dos fatos que mudaram a história do Brasil foi o período escravocrata, que perdurou de 1530 à 1888 e ditou toda