frigorifico Efluentes
Neste trabalho serão apresentadas as características dos efluentes gerados por frigoríficos e matadouros, como e produzido e como deve ser tratado esse efluente antes de ser lançado a um corpo receptor. Tendo em vista o interesse e a necessidade de buscar um sistema de tratamento de efluente eficiente, que atenda a legislação, possua baixo custo, se torne menos danoso aos industriários, industriais, população e ao meio ambiente.
Abatedouros
Abatedouros (ou Matadouros): realizam o abate dos animais, produzindo carcaças (carne com ossos) e vísceras comestíveis. Algumas unidades também fazem a desossa das carcaças e produzem os chamados “cortes de açougue”, porém não industrializam a carne.
Frigoríficos: podem ser divididos em dois tipos: os que abatem os animais separam sua carne, suas vísceras e as industrializam, gerando seus derivados e subprodutos, ou seja, fazem todo o processo dos abatedouros/matadouros e também industrializam a carne.
Como consequências das operações de abate para obtenção de carne e derivados originam-se vários subprodutos e/ou resíduos que devem sofrer processamentos específicos: couros, sangue, ossos, gorduras, aparas de carne, tripas. Esta operação, bem como os demais processamentos industriais da carne, é regulamentada por uma série de normas sanitárias destinadas a dar segurança alimentar aos consumidores destes produtos. Os principais aspectos e impactos ambientais da indústria de carne e derivados estão ligados a um alto consumo de água, cerca de 80 a 95% da água consumida é descarregada como efluente líquido, estes efluentes tem uma alta carga poluidora, principalmente orgânica.
Os principais usos de água são para:
Consumo animal e lavagem dos animais;
Lavagem dos caminhões;
Escaldagem e “toilette”, para suínos;
Lavagem de carcaças, vísceras e intestinos;
Movimentação de subprodutos e resíduos;
Limpeza e esterilização de facas e equipamentos;
Limpeza de