Origem da Educação Física
Origem da Educação Física
Quando se fala em educação física, surge-nos logo uma imagem de movimento.
Inicialmente, o Homem realizava, inconscientemente, o adestramento do corpo sem haver uma preocupação diária, sendo uma prática natural. O elevado grau de desenvolvimento físico dos povos selvagens, é uma prova de que os exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem. A educação física teve, por isso, origem com o ser vivo e a sua racionalização.
Educação física pelo homem primitivo:
Na pré-história, não se encontram indícios concretos de como foram praticados os exercícios pelo homem primitivo, além da imitação. No entanto, partindo da Lei do Uso, segundo a qual, a utilização frequente dos diferentes órgãos desenvolveu-se e aperfeiçoou, ao mesmo tempo, as funções determinando mudanças morfológicas, conclui-se que, existindo a espécie animal, existe movimento, ou seja, exercícios físicos que pela sua repetição aperfeiçoam e desenvolvem os órgãos, sistemas e aparelhos constituintes do ser.
O homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro à procura de alimentos, exercitando o seu corpo de várias formas: trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.
Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as suas funções físicas gradual e inconscientemente.
Educação física na Antiguidade
Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a actividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, entre as quais os jogos atléticos helénicos - fundamentalmene os Jogos Olímpicos. Tanto através da leitura dos