A origem da educação física
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc .
O surgimento da educação física está atrelado de forma intima com o surgimento dos primeiros hominídeos na terra, a necessidade fazia com que esses homens desenvolvesses habilidades corporais afim de vencer os desafios pela sobrevivência, mesmo que isso fosse feito de maneira inconsciente na práxis diária. A constituição anatômica do nosso corpo atual, é resultado de um aprimoramento e evolução iniciado nos primórdios das humanidades, resultado do movimento de correr, pular, levantar, nadar, entre outras coisas. Isso nos segura a dizer que o homem primitivo conhece sem reconhecer a atividades físicas, desde seus primeiros passos na terra, suas ações baseavam-se nos princípios de ataque e defesa, o que nos leva a concluir que a agilidade, força e destreza eram atributos já valorizados na pré-história. Uma característica anatômica nos separa dos demais animais, o polegar opositor, ele nos capacitou dando possibilidade para feitos como arremessar e dançar, e a dança já trás os primeiros traços de simbólicos advindo de um panteão motor mais detalhado.
No Oriente as configurações grupais humanas começa a ganhar contornos de civilização, em meio a essas sociedades os exercícios são dotados se significado moral preparatório para a vida, na China, o imperador Hoang Ti que governou no século 3000 a.C. adotou a essas práticas com fins atrelados inclusive a guerra, visando também fomentar as condições físico-motoras de seus guerreiros. Na Índia dominar os movimentos, estava conjecturado intrinsecamente com a religiosidade e com a educação da população, as ” Leis de Manu” uma espécie de código que regimentava a nação do primeiro milênio.
Na antiguidade