Orientação e mobilidade
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERENCIAS...........................................................................................................7
INTRODUÇÃO
O acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, públicos e privados, incluídas ai as escolas, tem sido um grande desafio a ser vencido.
A acessibilidade, não se resume à possibilidade de entrar em determinado local; o termo deve ser entendido num sentido mais amplo e abrangente como capacidade de a pessoa com deficiência se deslocar de maneira mais segura e independente possível.
Neste contexto precisamos oferecer aos deficientes visuais a oportunidade de participarem de programas de orientação e mobilidade, para que os mesmos possam atingir os objetivos que a educação inclusiva propõe.
O referido trabalho oferece informações que possibilitam colaborar na eliminação das barreiras que impedem os alunos com deficiência de acessar todos os ambientes escolares e seus entornos, com segurança e autonomia.
DESENVOLVIMENTO
Orientação e Mobilidade
A orientação e mobilidade está presente em nossa vida, desde quando éramos bebês. Nossa mãe nos carregava no colo para todos os lugares e nos dizia para onde estávamos indo. O banheiro era o lugar mais frio, mas também o mais perfumado da casa, a cozinha tinha cheiro gostoso de comida que estava sendo feita, etc. A expressão orientação e mobilidade significa mover-se de forma orientada, com sentido, direção e utilizando-se de várias referencias como pontes cardeais, lojas comerciais, guias para consulta de mapas, informações com