Orientação Vocacional - PROJETO DE CARREIRA, PLANO DE VIDA
Passos para um gerenciamento de vida profissional e pessoal
1 INTRODUÇÃO
Levenfus, Soares e Colaboradores (2010) relatam que o objetivo de jovens estudantes, adultos, profissionais e, até mesmo, recém-aposentados é ter sucesso, realização profissional, carreira brilhante e satisfação pessoal, conciliando desejos pessoais com a realidade do mundo do trabalho.
O intuito deste texto, tomando como referência os objetivos acima, é refletir a respeito das escolhas que se deve fazer, das decisões a serem tomadas, dos caminhos e da bagagem que se deve levar ao caminhar para a busca de uma nova profissão.
São necessários alguns passos para a elaboração de um projeto de carreira consistente e desejável:
Quem é a pessoa?
O que valoriza?
O que lhe dá prazer e alegria?
Com quem pode contar?
Aonde ela quer chegar?
Em contrapartida, repetidamente, a demanda inicial é apresentada como um pedido urgente de auxilio na tomada de decisão das seguintes questões:
Escolha de um curso superior
Escolha de qualificação e complementação da formação
Adaptação ao perfil organizacional
Visibilidade no mercado para atrair novas oportunidades
Informação para adaptação às exigências do mercado de trabalho atual
Levenfus, Soares e Colaboradores (2010), esclarecem que o principal anseio das pessoas, normalmente, é realizar seus sonhos buscando, de alguma forma, atividades que traga alegria e prazer. Contudo, insistem em buscar respostas prontas no orientador e no mercado de trabalho, deixando de fora anseios que apenas tem chances de serem atendidos com contribuições internas vindas de si próprio.
2 SONHOS VERSUS OBSTÁCULOS
“A profissão tem de ser vista como uma relação conectada entre trabalho e vida” (LEVENFUS; SOARES; COLABORADORES, 2010). Utilizando uma abordagem diferenciada e compreendendo de forma subjetiva a carreira, devemos questionar como o indivíduo percebe sua história pessoal suas