Os amores de picasso
O filme “Os Amores de Picasso” retrata a vida do pintor Pablo Picasso após a Segunda Guerra Mundial, em especial o seu relacionamento com a também pintora Françoise Gilot. Quando se conhecem, Françoise tem 21 anos, e Picasso, 61. A vida de Picasso é uma interminável sucessão de esposas e amantes, que ele ostensivamente mantém orbitando ao seu redor.
O criador do cubismo possui uma grande imaginação, senso de humor e um inegável carisma para atrair tantas belas mulher.
Françoise da a Picasso dois filhos, mas mesmo assim ela aceita a relação dele com outra mulheres, sendo que “em troca” ele lhe mostraria suas obras de arte e a apresentaria a outros pintores.
2° - Aspectos pedagógicos.
As obras de Picasso não aparecem muito no filme, mas podemos dizer que estas não são muito realistas. Elas possuem uma forma mais reta dos corpos e demais objetos, podendo ou não conter as cores reais das quais elas realmente apresentam, suas formas são mais retangulares, quadradas e triangulares, possuindo poucas luzes
3° - Mensagem do Filme.
O filme ressalta é o aspecto duvidoso de seu caráter. O pintor espanhol suga as pessoas ao seu redor e as esgota, trata a todos com certo desdém e crueldade. Nota-se isso especialmente nas suas relações amorosas.
4°- Comentário do aluno. O que acontece aqui é que o mestre da sutileza James Ivory acaba por se curvar diante da monstruosa atuação de Anthony Hopkins como Pablo Picasso, um de seus maiores e mais subestimados papéis. Ivory acaba entregando uma direção sem grandes floreios e pouco inspirada quando comparada aos seus filmes anteriores, mas que não deixa de ser correta.
Mas se há mesmo um aspecto do filme a ser destacado - a exceção de seu protagonista - é a magnífica trilha sonora de Richard Robbins, que já tinha uma parceria de longa data com o Ivory, além de ter trabalhado em uma variedade de fillmes na Europa. A composição de Robbins acrescenta muito ao filme, imprimindo uma aura melancólica e