orgãos auxiliares a justiça
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAS DE FLORIANÓPOLIS – FCSF
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DOUGLAS RIZZI BITENCOURTE
MARCELO CAMARGO SAYAGO
MAXIMIANO DOS SANTOS NETO
VICTOR FRIEDERICH WESTPHAL
VOLMAR PAULO MENDONÇA
TRABALHO DE APLICAÇÃO DA PENA
CASO EM APREÇO: FILME, “O CORTE”
FLORIANÓPOLIS
OUTUBRO 2013
RESUMO DO CASO
No filme “O Corte”, a história de Bruno Davert retrata os dilemas do nosso tempo, especialmente as conseqüências psicológicas devastadoras do desemprego. Ressalta também que devemos tratar com sensibilidade e competência este momento de crise, que é um dos grandes problemas do nosso século e talvez uma grande fonte de novos traumas. A compreensão destas marcas simbólicas necessita ser analisada na sua subjetividade diante das condições de opressão e impedimento que a sociedade impõem.
Na vida de Bruno Davert, passam-se dois anos de sua demissão e ele ainda não conseguiu um novo emprego. A situação torna-se cada vez mais assustadora, já que ele não tem sucesso em nenhuma das várias entrevistas que faz e a família passa a ser sustentada pela esposa, que se divide em dois empregos. Desesperado, ele arquiteta um plano para conseguir um trabalho: eliminar concorrentes que podem, eventualmente, tirar sua vaga em uma futura entrevista.
Ele decide, então, registrar uma caixa-postal e colocar um anúncio de emprego fictício no jornal com a intenção de conhecer seus concorrentes. Recebe dezenas de currículos e começa analisar os candidatos. Dos vários candidatos ele selecionou cinco, que considerou terem qualificações e atributos iguais ou superiores ao seu próprio. Decide então matá-los um a um, considerando-os como adversários e inimigos. A idéia de eliminar seus concorrentes foi assumida na forma de uma luta pela sobrevivência.
VITIMAS E DOSIMETRIAS Diante do exposto no resumo do caso passamos a calcular a pena com base na