trabalho de filosofia
Segundo Agostinho,a alma habita no corpo,resultando em uma fusão entre esses dois elementos.Já o Espírito era matéria. Sendo o corpo algo tangível e até passível de impurezas,já o espírito era livre,puro.Uma dádiva dada por Deus.
Que papel tem a vontade humana no pensamento agostiniano?
O exercício do livre livre-arbítrio.
A liberdade da vontade é dada por Deus com o fim único de que o homem se sirva dela para agir com retidão, mas a escolha é livre.
O papel da vontade é fazer razoavelmente as escolhas para não causar o mal.
De que maneira o conceito de graça divina, defendido por Santo Agostinho, rompe com a ética pagã?
Todo conceito pagã é formado sem conhecimento da verdade. E conhecendo a verdade como Cristo nos ensinou nas Escrituras Sagrada, rompe com todas as éticas pagãs.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.1 Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.2