Organograma
O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais, cargos e a comunicação entre eles. O organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise. Em uma organização são encontradas diversas funções e atividades a serem realizadas, e para a organização disso é utilizado o organograma. O organograma te como finalidade demonstra a estrutura formal de uma organização separando por setores, funções hierárquicas unidades funcionais e a relação de comunicação entre eles. Deve ser bem elaborado e deixar claro para as pessoas quais atividades que lhe são atribuídas, o setores da organização, e todo o gerenciamento formal da mesma, facilitando a integração e comunicação. O organograma, normalmente, é representado por gráficos que interligam de forma organizada cargos, setores ou conjunto de tarefas de uma empresa. A forma que ele esta organizado é estudado para atender a finalidade de uma organização especifica.
Cada organização utiliza um modelo que melhor vai atender sua atividade, padronizando atividades e setores. São 5 tipos de organogramas mais comuns utilizados pelas grandes corporações. As estruturas são: Estrutura Funcional, Estrutura Horizontal, Estrutura Matricial, Estrutura Vertical e Estrutura Celular.
2. TIPOS DE ORGANOGRAMAS
1. ESTRUTURA VERTICAL
[pic]
Organograma vertical (também chamado de clássico) é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa; è bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fator preponderante.
2. ESTRUTURA FUNCIONAL
[pic]