Organograma
CRICIÚMA, MAIO DE 2012
ORGANOGRAMA
CRICIÚMA, MAIO DE 2012
SUMÁRIO
Introdução 4
1 Organograma 5
1.1Objetivos do Organograma 5 1.2Tipos de Organograma 5
2 Departamentalização 6 2.1 Tipos, Vantagens e Desvantagens de Departamentalização 6
3 Conceitos de liderança 8 3.1 Tipos de Liderança 8
4 conceitos de hierarquia e a importância do organograma neste contexto 9
5 Anexos 10
6 Referencias Bibliográficas 11
1. Organograma
Organograma pode ser definido como uma representação gráfica de uma estrutura formal da organização, dando a todos a possibilidade de entender os grandes marcos da organização e seus funcionamentos.
1.1 Objetivos do organograma. A objetividade do organograma é apresentada através de gráficos, a principio tendo por finalidade representar os órgãos componentes da empresa; as funções desenvolvidas pelos órgãos de forma genérica; as relações interdependentes entre os órgãos; os níveis administrativos que compõem a organização; e a via hierárquica.
Este instrumento de trabalho é um facilitador para melhor compreendermos o sistema organizacional, não somente como um “produto acabado”. Sendo importante que o gestor responsável pelo manuseio do organograma observe que este instrumento tem que ser de leitura fácil e direta, para que todos possam interpretá-lo de forma coerente.
1.2 Tipos de organograma. Podemos classificar de duas maneiras os organogramas, sendo os clássicos e os nãos clássicos. Os tipos clássicos também são denominados como tipo vertical, sendo o mais comum, qual é elaborado com retângulos que representam os órgãos e as linhas que fazem as ligações hierárquicas e de comunicação entre eles. Os nãos clássicos são os organogramas em barra, em setores, radical,