Recursos minerais do rio grande do norte
Aluno: Abraão Jhonny da Costa Brazão
Os recursos minerais que serão abordados foram classificados da seguinte maneira:
- Águas Minerais;
- Gemas: água marinha, esmeralda, turmalinas coradas e etc.;
- Metais Nobres: Ouro;
- Metais Ferrosos: minério de ferro, por exemplo;
- Metais não ferrosos: minério de cobre, por exemplo;
- Materiais utilizados na construção civil: Argila, areia e etc.;
- Rochas e minerais industriais: amianto, barita e tec.;
- Recursos minerais energéticos: Petróleo, gás mineral e etc.;
Foram analisados, na pesquisa, aspectos como natureza geológica, recursos econômicos, quantidade produzida, entre outras. No Rio Grande do norte, vemos a ocorrência de uma imensa variedade de bens minerais, dos quais se destacam o petróleo, calcários, gemas, sal marinho, caulim, feldspato, scheelita, entre outros. Em seguida, será feita, uma breve descrição desses bens minerais presentes no estado, focando na sua localização em terras potiguares, como também a sua importância econômica.
-Águas minerais: São encontradas na região metropolitana de natal, Extremoz, Macaíba, Parnamirim, Vera cruz e em menor quantidade, Apodi, Mossoró e Upanema. É usada para fins de engarrafamento, já que podem ser usadas para consumo humano. São gerados 500 empregos diretos e 4500 indiretos e 91% da sua utilização é no mercado interno, enquanto o restante é usado no mercado Regional ( Paraíba e Ceará) .
- Gemas: São encontradas principalmente nos municípios de Lajes pintadas, São Tomé, Tenente Ananias e Paraná. São da mais alta importância econômica. O RN apresenta grande diversidade de gemas: Água marinha, Turmalinas coradas, esmeralda, ametista, lazulita, granada, coríndon, quartzo róseo, euclasio, cordierita e berilo. A extração das gemas ocorre ou por empresas especializadas, ou por garimpagem, sendo em Tenente Ananias, a maior extração. Turmalinas coradas são um exemplo de gema bastante aceita no mercado