Organograma
Um organograma é um esquema da organização de uma empresa, de uma entidade ou de uma atividade. O termo também é usado para fazer alusão à representação gráfica das operações que se realizam no âmbito de um processo industrial ou informático.
Um organograma permite analisar a estrutura da organização representada e obedece a uma função informativa, ao oferecer dados sobre as características gerais da organização.
Os organogramas podem incluir os nomes das pessoas que dirigem cada departamento ou divisão da entidade, de modo a explicitar as relações hierárquicas e as competências vigentes.
Deste modo, os organogramas devem representar gráfica ou esquematicamente os distintos níveis de hierarquia e a relação existente entre eles. Não precisam ser abundantes em detalhes. Pelo contrário, a sua missão consiste em oferecer informação fácil de compreender e simples de utilizar.
Podem-se mencionar três tipos de organograma. Os organogramas gerais são aqueles que oferecem uma visão simplificada da organização, pois só exibem a informação de maior relevo. Os organogramas analíticos, por sua vez, apresentam dados mais detalhados e são mais específicos. Por fim, os organogramas suplementares são um complemento dos analíticos.
É importante ter em conta que nenhum organograma pode ser fixo ou invariável, isto é, um organograma é uma espécie de fotografia da estrutura de uma organização a uma determinada altura. Com o passar do tempo, toda a estrutura e as relações existentes sofrem alterações, as quais devem ser refletidas através de atualizações do organograma ou, inclusive, com o desenho (projeto) e o desenvolvimento de um organograma completamente novo, deixando assim o anterior de surtir