organograma
VICTOR AUGUSTO NUNES
TRABALHO – ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA
FORMAS DE GESTÃO
UBERABA-MG
2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
VICTOR AUGUSTO NUNES
TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA
FORMAS DE GESTÃO
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à Conclusão da disciplina de Administração Aplicada a Engenharia do 7º período do Curso de Engenharia Civil. Orientador: Fabiano da Silva Abrão.
UBERABA – MG
2013
INTRODUÇÃO
O mercado globalizado já não se satisfaz apenas com a diretriz da Gestão Empresarial Tradicional, na qual, o gestor à frente do negócio se coloca no topo da pirâmide hierárquica emanando decisões sem que se leve em consideração à cooperação e o conhecimento mutuo de todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo. O lema da era do Conhecimento é justamente a parceria e a cooperação, a gestão do conhecimento frente ao turbilhão de informações e ferramentas de controle destas. Eis que surge um mapa de competências, as quais são indispensáveis aos gestores atentos ao novo contexto. As Competências, condição primordial, segundo o Mapa de Competências instituído pela Educação Sebrae, para difundir o empreendedorismo, abrangem três áreas, sendo estas a Técnica, Estratégica e a Comportamental.
As Competências Técnicas são as que fazem parte da atividade operacional do negócio: Produção, processos, controles e das matérias, vendas e distribuição. Enfim todos os aspectos práticos do dia-a-dia.
As Estratégicas são referentes á sua visão sobre o mercado e tendências e sobre as mudanças que impacta seu negócio. Diz respeito à forma como você explora as informações disponíveis no mercado sobre associativismo, análise e planejamento, gestão de pessoas, marketing e outros conhecimentos. Tem a ver com o modo como se pensa sobre seu negócio.
As Comportamentais são as