Organizão empresarial
2. Criar uma pasta na directoria /home/rmrocha utilizando o comando "mkdir" com o argumento "exerc1" que corresponde ao nome da pasta a criar.
3. comando "cd" com o argumento "exerc1". Uma vez que a pasta exerc1 se encontra na actual directoria corrente não necessitamos de digitar o caminho completo
4. comando "mkdir teste1 teste2", cría duas pastas com os nomes especificados.
5. comando "echo" com o argumento "aa/bb/cc" (conteúdo do ficheiro) e segundo argumento "> aa/bb/cc" (nome do ficheiro a criar)
6. comando "cp" com o parâmetro "-R" para que seja copiada a directoria inteira e as subdirectoras preservando a hierarquia de ficheiros e pastas, com os seguintes argumentos: "teste1/ teste2/".
7. Novamente o comando "cp" com o parâmetro "-R", pelas mesmas razões, mas desta vez com os seguintes argumentos: "teste1 teste2/"
8. Comando "cd" com o argumento "~/exerc1/teste1/", o ~ referencia a pasta /home/user
9. Para limpar as permissões utilizar o comando "chmod" com o parâmetro "ugo= " e com o argumento "aa". Depois de limpar as permissões utilizar o comando "chmod" com o parâmetro "u=rw" para só o owner do ficheiro ter permissão de leitura e escrita.
10. escreve no ficheiro "myls" (segundo argumento) "ls -l" (primeiro argumento)
11. Antes de o executarmos é necessário alterar as permissões do ficheiro myls para que tenha permissão de execução: "chmod u+x". Para que o comando seja encontrado pela bash antes do comando digitamos ./ para que o terminal saiba que o comando está na pasta currente.
12. O comando "ps" imprime informações sobre os processos que estão a correr no terminal. No meu caso existe um único processo que é -base
13. Utilizar o comando "ps" com o parâmetro "-u rmrocha" e oß argumento "> processos" para que seja escrita a informação do comando ps no ficheiro "processos".
14. Encadeando comandos utilizei o