Desporto e saúde
Ano lectivo 2010/2011
DESPORTO E SAÚDE
Filosofia
Professora: Isabel Vargas
Trabalho elaborado por: Barnabé Mamadu nº4, Marcio moreira nº21, Miguel Colaço nº 25 10º H1
Introdução
Neste Trabalho pretendemos dar a mostrar os problemas que a sociedade portuguesa enfrenta se continuar no nivel de sedentarismo que se encontra actualmente. A pratica desportiva não poder feita ao acaso, certos exercicios/modalidades podem não adequar-se á algumas pessoas, por isso deve sempre procurar porfissionais especializados na matéria. Queremos demonstrar que um estilo de vida activo onde a actividade física e desportiva estejam presentes é importante para a saúde.
O que é o Sedentarismo?
O Sedentarismo já considerado como a doença do século é definido como a falta, ausência ou diminuição de actividades físicas. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes da vida moderna. Com a evolução tecnológica, o trabalho manual foi substituído pelas máquinas. Do ponto de vista da medicina moderna, o sedentário é um indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais e não necessariamente desportivas. Para deixar de fazer parte do grupo de sedentários o indivíduo precisa de gastar no mínimo 2200 calorias.
Sedentarismo em Portugal Portugal é o país com os maiores níveis de sedentarismo da União Europeia, associou-se ontem às comemorações do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema "Pela sua saúde, mexa-se". Uma efeméride para debater os elevados níveis de sedentarismo dos portugueses - 61% das pessoas com mais de 15 anos não dedica sequer uma hora semanal à actividade física, segundo a Direcção-Geral da