Organizações
Atividade Monitorada 1:
Análise da Consultoria Júnior Pública FGV
2011
Sumário
Introdução 3 I. Histórico da Empresa 3 II. Descrição dos componentes básicos da empresa 3 III. Metas e estratégias 4 Metas Oficiais 4 Metas Operacionais 5 Estratégia 5 IV. Organograma 7 V. Projeto organizacional predominante 7
Introdução
O estudo das organizações é imprescindível para entender o comportamento social e a forma com que estratégias são estabelecidas e alcançadas nas empresas. A complexidade dessas organizações tem aumentado à medida mais essas organizações são submetidas a mais fatores internos e externos, exigindo que os sistemas organizacionais estejam capazes de lidar com mudanças constantemente.
Visamos com o presente trabalho a demonstrar de forma mais vivencial como se aplicam as teorias organizacionais e como essas organizações são capazes de influenciar o seu meio; e principalmente por isso, consideramos a escolha de uma empresa muito voltada para a responsabilidade social e ambiental e assim, de impacto positivo no seu ambiente: a Consultoria Júnior Pública.
A seguir analisaremos com mais detalhes a atuação dessa empresa, seus componentes básicos dessa organização por meio de um organograma, as metas oficiais e operacionais, as estratégias adotadas para alcançar essas metas e identificaremos quais perspectivas teóricas estudadas em aula puderam ser percebidas nas práticas dessa empresa e em seu sistema organizacional.
I. Histórico da Empresa
A Consultoria Júnior Pública é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 1994 como a primeira e única empresa júnior a prestar consultoria para a área pública e o terceiro setor exclusivamente. A empresa é gerida por alunos de administração de empresas, administração pública, economia e direito de graduação da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Os principais clientes da JP-FGV são: entidades sociais, organizações do terceiro setor, autarquias,