Organizações modernas
Aula 1 - Instrumentos de desenvolvimento de pessoas
- Diferença entre treinamento e desenvolvimento: Treinamento prepara o indivíduo para o cargo (curto prazo), prepara o individuo para desempenhar as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Desenvolvimento tem visão no médio e longo prazo, foco na carreira, capacita o funcionário para assumir novas responsabilidades e atribuições (longo prazo).
- Desenvolvimento pode contribuir para melhoria dos resultados: na entrada de novos concorrentes; na necessidade de expansão para outros países; e na necessidade de agilizar o desenvolvimento de novos produtos.
- Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de pessoas: Coaching; Gestão de carreira; Rotação de funções; Responsabilidade Social; Treinamento; Feedback; Gestão de Desempenho; Mentoring; e Programas de trainee.
- Benefícios da avaliação de desempenho: • dá aos funcionários a oportunidade de discutir seu desempenho com o superior imediato (feedback entre chefias e funcionários); • dá a oportunidade de identificar os pontos fortes e os que necessitam de desenvolvimento; • permite ao supervisor recomendar um treinamento específico para ajudar um funcionário a aprimorar seu desempenho; • oferece possibilidades de desenvolvimento de carreira do funcionário; • permite alinhar os objetivos individuais e os objetivos organizacionais.
- Avaliações de desempenho: podem se basear em atitudes, comportamentos, competências (ex.: comunicação, liderança, capacidade para trabalhar em equipe), resultados (ex.: receita de vendas, volumes de produção, nível de absenteísmo) ou uma mescla destes itens.
- Processos de avaliação mais utilizados pelas organizações: • Avaliação chefe-subordinado ou top-down (realizada pelo chefe superior. O avaliado faz uma auto-avaliação e depois se reúne com seu chefe para debater seu desempenho); e Avaliação 360 graus (fornece aos funcionários a visão mais precisa possível, com pareceres diversos – do