Atps de comportamento organizacional
Comportamento organizacional Uma organização não é composta apenas por bens materiais. Seu maior patrimônio são os seus colaboradores. Colaboradores e não funcionários, assim, são denominadas as pessoas que contribuem e são responsáveis pelo crescimento de uma organização bem sucedida. Na maioria dessas organizações existem gestores que estudaram e colocaram em prática conceitos da nova disciplina ‘ Comportamento organizacional’, que nada mais é que o estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações com o intuito de alcançar maior produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Etapa I
Passo 2
DESENVOLVIMENTO-
CAPÍTULO I
Definição de comportamento organizacional Como definição de Comportamento Organizacional ( designado por CO, refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações STAW, 1984). Acrescenta ainda, que o comportamento macro organizacional (à qual também se chama teoria organizacional) assenta as suas raízes na sociologia, na economia e na ciência política, sendo as preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação com a envolvente socioeconômica.
Por outro lado, o micro comportamento organizacional tem por base a psicologia e estuda as consequências das organizações sobre os comportamentos individuais sobre as organizações.
Pode-se dizer que comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e as estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.